Blog MainService

Exames podem ser digitalizados?

No nosso blog você já teve a oportunidade de descobrir se podemos ou não digitalizar Raio-X, mas uma outra pergunta surgiu recentemente em nossos leitores: exames podem ser digitalizados?

Então, fique conosco até o fim deste artigo e descubra se podemos ou não digitalizar exames médicos.

EXAMES MÉDICOS PODEM SER DIGITALIZADOS NO SCANNER

Antes de mais nada, se está precisando de ajuda com seu equipamento e quer abrir um chamado de suporte, clique no link e fale diretamente com nossa equipe através do Whatsapp!

Digitalização em hospitais e clínicas

A digitalização de documentos em hospitais e clínicas é uma questão legislativa, isso quer dizer que é obrigatório!

De acordo com a Lei 12.682/2012 a digitalização de documentos públicos ou privados deve ser seguir critérios e requisitos que garantam a autenticidade e a integridade dos documentos digitalizados. Assim como sua equiparação aos documentos originais para todos os fins de direito.

Ou seja, hospitais e clínicas podem digitalizar os documentos médicos e administrativos seguindo os procedimentos estabelecidos pela lei. Desde que mantenham os padrões de autenticidade e integridade.

Entretanto, a Lei 13.787/2018 estabelece que os hospitais, inclusive os privados, têm a faculdade de digitalizar e arquivar em meio eletrônico o prontuário de atendimento de pacientes. Garantindo, dessa forma, a autenticidade e a integridade dos documentos digitalizados. Além de assegurar o acesso a eles, resguardando a privacidade e o sigilo das informações.

Posso digitalizar exames médicos?

Embora a digitalização de documentos e prontuários em hospitais e clínicas seja obrigatório, a digitalização de exames não é! Além disso, dependendo do exame não se recomenda realizar o processo de digitalização antes de se consultar com um médico e apresentar os documentos originais.

Isso porque ao digitalizar alguns exames, como um ultrassom, a qualidade do arquivo gerado digitalmente pode apresentar variações da sua versão original. O que prejudica o trabalho de interpretação do médico, gerando diagnósticos imprecisos ou errados.

Outra questão é referente a Norma DICOM, que estabelece um padrão internacional para o armazenamento de imagens médicas, e pode ser prejudicada com o uso de equipamentos que não captem de forma fiel e segura as imagens dos exames.

Ou seja, respondendo à pergunta do início do artigo: exames podem ser digitalizados?

Sim, podem! Mas, isso depende muito do tipo de exame e, além disso, não é recomendado digitalizar exames de imagem, que necessitem de uma avaliação mais criteriosa por parte do médico com o qual o paciente irá se consultar.

O que é a Norma DICOM?

Primeiramente, DICOM é a sigla para Digital Imaging and Communications in Medicine (Comunicação de Imagens Digitais em Medicina), e se refere a um padrão internacional. Em outras palavras, é uma especificação técnica utilizada na área da saúde. Seu principal objetivo é padronizar a comunicação e o armazenamento de imagens médicas.

Além disso, a norma DICOM define um conjunto de regras que garantem que as imagens médicas, como radiografias e tomografias, possam ser visualizadas e compartilhadas de maneira consistente entre diferentes dispositivos e sistemas.

O que é a Cobertura de Manutenção para scanners?

A Cobertura de Manutenção para scanners é como se fosse um “seguro” para o seu equipamento, assim como veículos. De certa forma ela garante que seu investimento ficará protegido por mais tempo e coberto no que se refere a serviços de manutenção.

Existem duas modalidades principais da Cobertura de Manutenção, em seguida deixaremos o link de dois artigos do nosso blog para que você conheça mais sobre essas modalidades.

Abertura de chamado de manutenção para scanners profissionais

Hoje ficamos por aqui, se você gostou do artigo e tem interesse em contratar a Cobertura de Manutenção para o seu scanner? Clique aqui e fale conosco.

Compartilhe nosso blog e nos siga em nossas redes sociais, clique aqui.

Fique ligado para mais conteúdos!

Deixe uma resposta

Navegar